Sistemas Troncalizados / Trunking
O que significa Trunking / Troncalizado?
Trunking / Troncalizado é uma tecnologia comprovada que consiste em compartilhar um determinado número de canais de comunicação com um grande número de usuários. O termo “Trunking” foi herdado da indústria de telefonia e adotado pelo mercado de radiocomunicação.
Sistema Troncalizado / Trunking
O sistema troncalizado permite, automaticamente, o compartilhamento de múltiplos canais. Para um sistema de rádio troncalizado, não há uma atribuição fixa de canais aos usuários, mas a atribuição é dinâmica. Um rádio envia uma transmissão para o Canal de Controle de uma estação base / repetidora para solicitar comunicação com um grupo de conversação específico. Um canal não utilizado será atribuído automaticamente a esse rádio, enquanto o Controlador do sistema troncalizado alertará os outros rádios no mesmo grupo de conversação sobre qual canal usar para receber a mensagem. Ao término da chamada, todos os rádios voltam a monitorar o Canal de Controle para transmissões, e o canal é liberado e fica disponível para outros usuários.
Em um sistema troncalizado / Trunking, um canal de rádio é atribuído a um usuário, somente quando o usuário estiver pronto para se comunicar.
Esse processamento minimiza o tempo ocioso dos canais de rádio disponíveis, pois os usuários só acessam os canais quando necessário.
Inteligência no sistema – Canal de Controle Dedicado
Os sistemas de rádio troncalizados / Trunking fornecem a capacidade de transmissão e recepção de voz e dados de maneira altamente eficiente e econômica. Utilizam tecnologia semelhante aos sistemas controlados por computador para organizar logicamente um grande número de usuários em uma rede de comunicações ordenada. O Canal de Controle (Controlador) faz a seleção de canais e outras decisões feitas anteriormente pelo usuário. A atribuição de canais é automática e totalmente transparente para os usuários do sistema.
Benefícios de um sistema troncalizado / trunking:
● Agilidade no acesso ao canal de conversação;
● Áreas de cobertura maiores, onde todos os usuários do sistema têm acesso ao sistema;
● Acesso mais rápido ao sistema, pois não há necessidade de monitorar os canais antes do uso;
● Divisão dos usuários segundo grupos de interesse, com maior privacidade e aumento da produtividade. Usuários nos mesmos grupos de conversação podem ter acesso exclusivo a um canal durante a chamada;
● Expansão flexível porquê grupos de conversação podem ser adicionados ou modificados, sem necessariamente requerer canais adicionais ou modificar rádios existentes;
● Reagrupamento dinâmico que permite ao sistema reatribuir unidades para que os usuários possam se comunicar em eventos especiais, ou ocorrências específicas;
● Diversos níveis de redundância de operação com alta confiabilidade e, continuidade das operações;
● Controle do uso do sistema, proporcionando maior segurança;
● Soluções específicas para túneis, manobra ferroviária, estradas de acesso, áreas confinadas, etc;
● Operação através de Centro de Controle - Consoles;
● Otimização do uso de espectro de frequências. Utiliza menos recursos do espectro de frequências do que um sistema convencional;
● Disponibilidade de diversos terminais robustos projetados para o ambiente industrial, em conformidade com Normas MIL, padrões europeus e níveis distintos de proteção IP.
Modos de Troncalização
Transmission Trunking
Um canal de tráfego (CT) é adquirido cada vez que se pressiona o PTT e este canal é liberado ao soltar o PTT.
Beneficio: Os recursos do sistema são liberados entre cada transmissão e permite o acesso a outros usuários.
Message Trunking
Um canal de tráfego (CT) é adquirido cada vez que se pressiona o PTT e se mantém até que alguma unidade do grupo responda. Se depois de passar o tempo de Hold time nenhuma unidade responder, o canal é liberado.
Beneficio: Menos conversações interrompidas.
Desvantagem: Menos recursos são liberados para outras chamadas.
Frequência de Rádio
O sistema troncalizado / Trunking oferece grandes melhorias na eficiência do uso espectro de frequências, permitindo que todos os canais sejam compartilhados por todos os usuários, reduzindo assim o congestionamento e exigindo menos canais e frequências de rádio.
Os equipamentos de rádios profissionais necessitam de uma outorga de rádio frequência para operação.
• Banda Alta – VHF – 136-174MHz;
• Banda UHF – 350-430MHz;
• Banda UHF – 400-470MHz.
A Alcon Engenharia de Sistemas fornece toda a assessoria e prestação de serviços necessários para obtenção de outorgas junto à ANATEL.
Para mais informações, consulte Projeto Técnico Anatel.
Recomendamos as soluções abaixo para uso no sistema troncalizado:
• Sistema troncalizado mono-sítio MPT1327;
• Sistema troncalizado multi-sítio MPT1327;
• Sistema troncalizado multi-sítio Passport;
• Sistema digital e transceptores Kenwood;
• Sistema digital e transceptores DMR;
• Sistema digital e transceptores TETRA ;
• Sistema digital e transceptores APCO25;
• Sistema digital e transceptores PoC (PTT over Cellular);
• Sistema de comunicação Lte;