Código de Conduta
I. INTRODUÇÃO
O Código de Ética da ALCON é um instrumento de realização da missão e visão da ALCON que orienta suas ações, serve de guia – num contexto global, complexo e dinâmico - para a atuação de seus profissionais e explicita sua postura social a todos com quem mantém relação.
VISÃO CORPORATIVA
Estar entre as maiores e melhores empresas de engenharia, reconhecida pelos clientes como padrão de excelência na prestação de serviços e com crescente atuação internacional.
MISSÃO CORPORATIVA
• Atuar de forma rentável, agregando valor ao negócio de nossos clientes;
• Prestar serviços de engenharia nos segmentos de mineração, petroquímica, industrial/fabril, transporte,
energia elétrica, água e gás;
• Assegurar a excelência dos serviços prestados com foco no cliente;
• Buscar constantemente inovações tecnológicas e o desenvolvimento dos recursos humanos;
• Assegurar a busca contínua da responsabilidade social e ambiental;
• Ampliar a participação no mercado nacional e ingressar no mercado internacional, através da qualidade
diferenciada de seus serviços.
O sucesso da ALCON depende de uma orientação voltada ao futuro e da disposição de assumir compromissos com
acionistas, clientes, empregados e sociedade.
APROVAÇÃO
A proposta do Código de Ética, desenvolvida pela Diretoria ADMINISTRATIVA
OPERACIONAL, foi aprovada por unanimidade em reunião de diretoria da ALCON.
ÂMBITO DE APLICAÇÃO
O cumprimento do Código de Ética é obrigatório para todos os profissionais da ALCON, independentemente do seu
nível hierárquico e da sua localização geográfica ou funcional.
Doravante os empregados da ALCON se denominarão, conjuntamente, os profissionais.
DESENVOLVIMENTO
O Código de Ética, por sua natureza, não pode nem deve englobar todas as situações possíveis, mas estabelecer
critérios para orientar a conduta dos profissionais da ALCON e resolver as dúvidas que possam estabelecer no
desenvolvimento das suas atividades.
Cada Diretoria da ALCON poderá determinar e desenvolver Políticas e Normas de Atuação específicas e concretas
para sua área de atividade, em conformidade com os Princípios,
Valores e Normas de Conduta Profissional estabelecidos no presente Código de Ética.
II. PRÍNCIPIOS
Os princípios básicos da ALCON são:
• Maximizar a rentabilidade empresarial;
• Satisfazer as necessidades dos clientes em condições competitivas, com qualidade adequada, mínimo
custo e excelente relacionamento;
• Perseguir a melhoria contínua dos processos;
• Desenvolver políticas que atendam às expectativas pessoais e profissionais dos seus empregados,
estimulando um ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo.
A ALCON acredita que ter como referência esses princípios é a melhor forma de assegurar o seu futuro e de
contribuir para seu próprio desenvolvimento, dos seus profissionais, dos clientes, dos fornecedores e da sociedade
como um todo.
O caminho e a busca da excelência se faz com um trabalho diário, que requer esforços continuados e não admite
atalhos. Para atingir a visão estabelecida, a ALCON precisa da qualidade e empenho de seus profissionais, dentro
de em processo contínuo e coletivo de aprendizado e melhoria.
III. VALORES
Buscando identificar os valores fundamentais que norteiam seu comportamento, a ALCON logo em sua fundação no ano de 1987, descreveu seus valores que são praticados de forma orgulhosa e maciça em todos os dias de sua existência que refletem com fidelidade o perfil desejado por todos que aqui estão.
RESPEITO À PESSOA
Devemos respeitar a dignidade e o mérito de nosso pessoal. Deve haver igual oportunidade de trabalho, desenvolvimento, progresso para os qualificados.
EXCELÊNCIA
Tudo o que fizermos deverá ser executado da melhor forma e assim percebida pelos nossos clientes. A busca permanente da excelência em todos os aspectos de nossa vida empresarial deve ser o nosso destaque e fixar nossa imagem.
PARCERIA
Devemos ter para com nossos clientes uma postura de parceiros. O sucesso deles é o nosso sucesso. Os problemas deles são os nossos problemas.
ESTÍMULO À INICIATIVA E CRIATIVIDADE
Devemos ser criativos em nosso trabalho, exercitando permanentemente a busca por novas soluções que contribuam para resultados excelentes e para a satisfação dos clientes. A nossa postura deve ser de vanguarda tecnológica, apoio à criatividade e à sistemas inovadores.
SERIEDADE E HONESTIDADE
Devemos ter uma administração competente e suas ações devem ser justas e éticas. É uma obrigação buscar o lucro nos negócios, contribuir para o sucesso e a continuidade da ALCON. A ALCON considera que a atuação profissional, conforme estes valores, é a melhor garantia de seu compromisso na criação de valor para seus colaboradores.
IV. NORMAS GERAIS DE CONDUTA PROFISSIONAL - OBEDIÊNCIA À LEI
Os profissionais da ALCON cumprirão estritamente as leis vigentes no local em que se desenvolvem suas atividades, atendo ao espírito e à finalidade das normas. Em caso de dúvida significativa sobre a interpretação e aplicação da legislação vigente, deve-se consultar o Departamento de Recursos Humanos. A ALCON se reserva o direito de recorrer a todas as estâncias necessárias, quando decisões ou resoluções legais, judiciais ou administrativas contrariem seus interesses. A ALCON respeitará e acatará as resoluções judiciais e/ou administrativas que daí resultem.
Desempenho de uma conduta íntegra
As diretrizes fundamentais às quais se ajustarão a conduta dos profissionais da ALCON, e que resumem os valores da empresa, são: profissionalismo e a integridade. O profissionalismo entendido como a atuação pró-ativa, eficiente, diligente, responsável comprometida e focada na excelência, na qualidade e na inovação. A integridade, traduzida através da atuação leal, honrada, de boa-fé, objetiva e alinhada com os interesses da ALCON.
V. OS PROFISSIONAIS DA ALCON
Para ALCON, os profissionais devem ser tratados com todo respeito e dignidade, preservando a sua intimidade. A ALCON promove as adequadas políticas de recursos humanos para garantir objetividade na seleção e avaliação dos profissionais, saúde e segurança no trabalho e adequados programas de formação, preocupando-se em desenvolver e aprimorar uma convivência profissional harmoniosa, dentro de um ambiente íntegro, justo e de respeito mútuo. Os profissionais devem cumprir todos os instrumentos normativos em vigor.
Princípios de não discriminação e igualdade de oportunidades
A ALCON respeita e promove a não-discriminação por razão de raça, sexo, ideologia, nacionalidade, religião ou qualquer outra condição pessoal, física ou social de seus profissionais. A ALCON rechaça qualquer manifestação de perseguição – física, sexual, psicológica, ideológica, moral ou outra – e de abuso de autoridade no trabalho ou quaisquer outras condutas que gerem um ambiente intimidativo ou ofensivo aos direitos pessoais de seus profissionais.
Direito à Intimidade
A ALCON respeita o direito à intimidade de seus profissionais, em especial – à título de exemplo, mas não limitativo – os que se referem aos dados pessoais, médicos, econômicos e comunicações.
Segurança da Informação
Todas as informações transitadas através dos Sistemas, da Rede Informatizada ou demais ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela companhia deverão ser competentes a assuntos profissionais, sendo as mesmas de propriedade da ALCON, não devendo ser utilizadas em benefício próprio e podendo ser requeridas quando necessário.
Direito de Preservação da Imagem
A ALCON preza pela imagem de seus colaboradores, por isso só divulgará fotos dos mesmos, com sua prévia autorização escrita.
Segurança e Saúde no Trabalho
A ALCON promove uma política ativa de segurança no trabalho e adotará as medidas preventivas estabelecidas na legislação vigente e quaisquer outras que se estabeleçam no futuro. A ALCON promove a aplicação, pelos seus contratados, de suas normas e políticas em matéria de segurança e saúde no trabalho. Os profissionais se comprometem a cumprir as normas de segurança e saúde no trabalho utilizando os meios disponíveis com os devidos cuidados.
Seleção e Avaliação
A ALCON mantém a mais rigorosa e objetiva política de seleção, observando exclusivamente os méritos acadêmicos, pessoais e profissionais dos candidatos e as necessidades da ALCON. A ALCON avalia seus profissionais de forma rigorosa e objetiva, voltando-se para o seu desempenho profissional individual e coletivo. Os profissionais participam da definição dos seus objetivos e terão conhecimento do resultado das suas avaliações.
Política de Formação
A ALCON promove a formação de seus profissionais. Os programas de formação propiciam a Igual ade de oportunidades, o desenvolvimento de uma carreira profissional e contribuem para a consecução dos objetivos da ALCON. Os profissionais da ALCON se comprometem a atualizar seus conhecimentos técnicos e de gestão, e aproveitar os programas de formação da ALCON.
Política de Informação
A ALCON informa a seus profissionais sobre as linhas mestras do Plano Estratégico e o desenvolvimento do desempenho da ALCON.
Favores e Presentes
Os profissionais da ALCON não podem, no desenvolvimento da sua atividade profissional, dar nem aceitar presentes
ou favores, nem sob a forma de empréstimo ou adiantamento.
Não será permitido oferecer dinheiro ou qualquer outra coisa de valor, que possa vir a ser considerada suborno ou
comissão. Especial cuidado na observância dessa proibição deverá ser considerado no relacionamento como
representantes de partidos políticos, candidatos a cargos públicos ou outras autoridades políticas.
Especialmente, dar e aceitar presentes ou favores será permitido se:
a) De valor econômico irrelevante;
b) Decorrem de atenções comerciais usuais, como almoços, brindes de propaganda, etc.
c) Permitidos por lei e pelas práticas comerciais geralmente aceitas.
Conflitos de Interesses
As decisões profissionais devem ser embasadas na melhor defesa dos interesses da ALCON, de forma que não
devem estar influenciadas por relações pessoais ou de família ou quaisquer outros interesses particulares dos
profissionais da ALCON; caso contrário, existirá o conflito de interesses.
À título de exemplos, mas não limitativos, são situações que podem dar lugar ao conflito de interesses:
a) Estar envolvido, pessoalmente ou por intermédio de um familiar, em alguma transação ou operação econômica
da qual a ALCON seja parte;
b) Utilizar os recursos da ALCON para fins particulares.
A ocorrência ou possível ocorrência de um conflito de interesses deve ser comunicada, por escrito, ao superior
hierárquico. Este o comunicará ao Departamento de Recursos Humanos, a qual determinará e questionará o
correspondente registro relativo a este tipo de situação.
Em nenhuma hipótese poderão realizar-se atividades profissionais dentro da ALCON sem autorização prévia e por
escrito do Departamento de Recursos Humanos.
Recursos e Meios da ALCON
A ALCON se compromete a pôr à disposição de seus profissionais, os recursos e os meios necessários e adequados para o desenvolvimento de sua atividade profissional. Os profissionais ALCON se comprometem a fazer uso responsável dos recursos e meios postos à sua disposição, realizando exclusivamente atividades profissionais de interesse da ALCON.
Informação Reservada e Confidencial
A informação de propriedade da ALCON será, de forma geral. Considerada informação reservada e confidencial. É
responsabilidade da ALCON, e de todos os seus profissionais, executar os meios de segurança suficientes para proteger a informação reservada e confidencial. Revelar e/ou usar informação reservada e confidencial para fins
particulares é contrária ao Código de Ética.
Cessando a relação laboral ou profissional, a informação reservada e confidencial deverá ser devolvida, incluindo
documentos e meios de armazenamento (disquetes, pendrives, computadores, etc.).
VI. RELACIONAMENTO DA ALCON - CLIENTES
Qualidade de Serviços e Produtos
A ALCON se compromete a oferecer uma qualidade de serviços e produtos conforme os requisitos e os padrões de qualidade estabelecidos.
Confidencialidade
A ALCON garante a confidencialidade dos dados individuais de seus clientes, comprometendo-se a não revelar a terceiros, salvo com seu consentimento prévio e por escrito ou por obrigação legal, administrativa ou judicial. Os profissionais da ALCON que, por sua atividade, tenham acesso a dados de clientes, comprometer-se-ão, por escrito, a manter a confidencialidade dos mesmos.
Redação de Contratos Simples e Clara
Os contratos com os clientes da ALCON serão redigidos de forma simples e clara, favorecendo-se a transparência, informando-se as alternativas existentes, em especial, no que se refere a serviços, produtos e tarifas. Fornecedores e Prestadores de Serviços
Política de Seleção
A ALCON desenvolve os processos de seleção de fornecedores e prestadores de serviços sob um critério de
objetividade e imparcialidade e evitará qualquer conflito de interesses ou favoritismo na seleção.
Concorrentes Lealdade de Concorrência
A ALCON se compromete a competir nos mercados de forma leal e não realizará publicidade enganosa ou que
denigra seus concorrentes ou terceiros.
Sociedade Informação Verdadeira e Adequada
A ALCON informa, de forma verdadeira, adequada e conveniente, as suas políticas e atuações, assim como os direitos e deveres em seus relacionamentos com clientes, funcionários e sociedade. A comunicação da informação, tanto interna como externa, será clara e honesta
Defesa do Meio Ambiente.
A ALCON manifesta seu firme compromisso com a defesa do meio ambiente e desenvolverá suas atividades para a consecução real do desenvolvimento sustentável.
Ação Social
A ALCON acredita que a melhor contribuição que pode oferecer à sociedade onde atua se dá pelo trabalho bem
feito, no dia a dia, com compromisso, garantindo serviços de qualidade e eficientes e respeito principalmente a
seus funcionários e consumidores.
A ALCON contribui adicionalmente apoiando e desenvolvendo ações de cooperação filantrópica e de fomento da
cultura e da educação.
VII. COMUNICAÇÃO, DIVULGAÇÃO E AVALIAÇÃO
O Código de Ética será divulgado e difundido para todos os profissionais da ALCON, conforme o plano desenvolvido
para isto, pelo Departamento de Recursos Humanos.
Qualquer dúvida que surja, sobre a interpretação do Código de Ética e sobre a sua aplicação, dever-se-á consultar
o superior hierárquico imediato.
Se a circunstância requerer, consultar-se-á ao Departamento de Recursos Humanos.
O Departamento de Recursos Humanos avaliará e realizará relatório anual sobre o grau de cumprimento das
normas de conduta profissional, que será encaminhando a Diretoria Executiva da ALCON.
VIII. REGIME DISCIPLINAR
A ALCON desenvolverá as medidas necessárias e eficazes à aplicação do Código de Ética e estabelecerá o seu
cumprimento. Ninguém, independentemente do nível ou posição, está autorizado a solicitar que um profissional
cometa ato ilegal ou que contrarie o estabelecido no Código de Ética. Nenhum profissional pode justificar uma
conduta imprópria ou ilegal, amparando-se em uma ordem superior.
Se existem indícios razoáveis da prática de ato contra a lei ou as normas contidas no Código de Ética, informar ao
superior hierárquico ou, se as circunstâncias aconselham, ao
Departamento de Recursos Humanos. O superior hierárquico daquele que comunicou o fato informará por escrito
ao Departamento de Recursos Humanos, sendo que a identidade da pessoa, que comunica uma situação anômala,
terá tratamento de informação confidencial.
Quando o Departamento de Recursos Humanos identifica que um profissional da ALCON realizou atividades
contrárias à lei ou ao presente Código de Ética, serão aplicadas as medidas disciplinares definidas pela Diretoria
Executiva.
IX. VIGÊNCIA
O Código de Ética será revisado e atualizado periodicamente pelo Departamento de Recursos Humanos da ALCON, atendendo às recomendações do relatório anual da Auditoria Interna e às sugestões e propostas efetuadas pelos profissionais da organização.
X. ACEITAÇÃO
Os profissionais da ALCON aceitam expressamente os princípios, valores e as normas de conduta profissional
estabelecidos no presente Código de Ética.
Será encaminhado um “Termo de Compromisso” a todos os profissionais da ALCON, que será assinado e devolvido,
no qual eles aceitarão os princípios, valores e as normas de conduta profissional contidos no presente Código de
Ética e assumirão a obrigação de ler, conhecer e cumprir. Os profissionais que, no futuro, passem a fazer parte da
ALCON assinarão, também, este “Termo de Compromisso”.
XI. Serviços de Reclamações
Para reclamações, críticas ou informações de assuntos delicados encaminhar um e-mail para governanca@alcon.com.br