Sistemas DMR

Tecnologia DMR

DMR – Digital Mobile Radio, é um padrão de tecnologia de rádio europeu desenvolvido pela ETSI, a mesma organização que desenvolveu a tecnologia de rádio TETRA.

A Associação DMR foi estabelecida em 2005 para dar suporte ao ETSI durante o processo de padronização da tecnologia DMR.

O padrão foi projetado para oferecer sistemas digitais acessíveis com eficiência espectral. O DMR fornece voz, dados e outros serviços complementares. Os padrões que definem o protocolo aberto DMR consistem em quatro documentos disponíveis para consulta no website da Associação DMR.

O padrão DMR foi desenvolvido considerando três níveis ou “Tiers”. A Associação DMR tem concentrado seus recursos nas aplicações comerciais do protocolo DMR compreendidas no Tier II e Tier III:

DMR Tier I opera com método de acesso FDMA e na faixa de 446MHz. Destina-se a aplicações comerciais com um número limitado de canais e sem uso de estações repetidoras, ou para uso pessoal e recreativo, que não requeiram ampla cobertura de área ou características avançadas de rádio comunicação;

DMR Tier II opera com método de acesso TDMA de dois slots em canais de 12,5kHz. O Tier II cobre sistemas convencionais licenciados em várias faixas de frequência (VHF, 380MHz, 450MHz, 800MHz). É direcionado para usuários que precisam de eficiência espectral, recursos de voz avançados e serviços de dados IP integrados em bandas licenciadas para comunicações de alta potência;

DMR Tier III opera com método de acesso TDMA de dois slots em canais de 12,5kHz também. O Tier III é uma implementação avançada do Tier II com inclusão do recurso da troncalização. Suporta voz e gerenciamento de mensagens curtas, também oferece suporte a serviços de pacote de dados em uma variedade de formatos.

Principais benefícios da tecnologia DMR

O DMR caracteriza-se por ser um padrão aberto totalmente público com diversos fornecedores no mercado mundial, em função disso, os usuários podem se beneficiar de um desenvolvimento competitivo e contínuo. Os sistemas digitais DMR possibilitam estes benefícios principais:

• Dobro da capacidade de canais: DMR habilita um único canal de 12,5kHz para suportar duas chamadas simultâneas e independentes;

• Compatibilidade do espectro com sistemas legados: permite migração gradativa de legados de sistemas e licenças analógicas para digital;

• Facilidade de uso e aplicações de dados: aplicativos como mensagens de texto, GPS e telemetria podem ser facilmente adicionados a dispositivos e sistemas de rádio. O padrão DMR suporta a transmissão de dados IP pelo ar. Para manter a qualidade do serviço de voz existente, é necessário ter capacidade extra para o tráfego de dados;

• Recursos de controle avançado: o padrão DMR permite a capacidade de usar o segundo canal (time slot) para sinalização de canal reverso, isto é, instruções na forma de sinalização podem ser enviadas ao rádio no segundo canal (time slot) de intervalo de tempo, enquanto o primeiro canal (time slot) está em uma chamada, por exemplo. Isto permite o controle de chamadas prioritárias, controle remoto do rádio transmissor ou a prevenção de chamadas de emergência, oferecendo controle preciso e flexibilidade ao operador do sistema de rádio;

• Desempenho de áudio superior: a tecnologia DMR oferece melhor rejeição de ruído e preserva a qualidade de voz em uma faixa maior que a analógica, especialmente nas bordas mais distantes da faixa de transmissão. Um grande esforço foi colocado na seleção dos codificadores de Correção de Erros Avançados (FEC) e Verificação de Redundância Cíclica (CRC) no desenvolvimento do padrão. Os rádios de recepção detectam e corrigem automaticamente, os erros de transmissão. O processamento digital é capaz de filtrar ruídos e reconstruir sinais de transmissões degradadas.

  • Processo de Interoperabilidade DMR (IOP DMR)

    A Associação DMR desenvolveu o processo de interoperabilidade DMR (IOP) para garantir que os usuários e os fornecedores de equipamentos se beneficiassem de um mercado verdadeiramente aberto.

    Um mercado saudável, competitivo, aberto e de vários fornecedores traz benefícios comprovados aos usuários, como escolha de equipamento, escolha de fornecedor, desenvolvimento contínuo de novos produtos com maior funcionalidade e melhor desempenho de preço.

    O processo de interoperabilidade fornece um mecanismo de teste formal e consistente que permite aos fabricantes concorrentes testar que seus produtos são compatíveis. Permite que os clientes tenham a capacidade de selecionar os produtos mais adequados para suas necessidades e tenha certeza que esses produtos são compatíveis entre si, dá a confiança de que ao incorporar um segundo fornecedor no futuro não tornará o equipamento existente obsoleto, permitindo sua integração.

    Mais informações sobre o processo de certificação IOP e os certificados emitidos, podem ser encontrados na Associação DMR.

Serviço Especializado da Alcon Engenharia de Sistemas

Dentre as soluções DMR existentes no mercado, oferecemos:

Obtenha comunicações de voz e dados com recursos avançados.

Atuação em todo o território nacional com a comercialização e prestação de serviços especializados de locação (aluguel) de Sistemas de Rádio Digital Convencional e Troncalizado e Terminais DMR.

Para mais informações, solicite um orçamento.