Sistemas Convencionais

Um sistema de rádio convencional permitirá que os rádios do sistema se comuniquem com os outros rádios compatíveis, dentro da área de cobertura da estação base ou repetidora. Este tipo de sistema de rádio é, geralmente, utilizado para operações onde as pessoas precisam falar com outros que se movimentam dentro da área de cobertura determinada.

As comunicações via rádio podem sofrer com obstáculos, tais como distância geográfica ou áreas montanhosas, terreno acidentado, que interferem ou bloqueiam os sinais de rádio entre os equipamentos. A estação repetidora / base é a solução que fornece um caminho livre para os sinais de rádio dentro da área de cobertura do sistema.

A estação repetidora / base recebe um sinal de uma unidade de rádio, age como um retransmissor e transmite novamente o sinal para os demais equipamentos. Geralmente isso é feito com uma potência mais alta e de uma maior altitude de antena, o que melhora a qualidade do sinal retransmitido.

  • Equipamentos do Sistema Convencional de Rádio

    Os equipamentos de rádio bidirecional podem ser classificados como:

    a) Transceptores portáteis;

    Um rádio portátil é uma unidade de rádio operada através de baterias, suficientemente pequeno para ser carregado por uma pessoa. Todos os componentes, inclusive a antena, carregador de bateria e a fonte de alimentação do carregador, são parte integrante do rádio.

    b) Transceptores móveis;

    Um rádio móvel é um rádio instalado dentro de um veículo, seja no porta-malas, painel, dentre outros locais. Em geral, a fonte de alimentação de um rádio móvel vem da bateria do próprio veículo.

    c) Transceptores fixos;

    O rádio fixo fica instalado em um local central, tal como um escritório ou matriz, e em geral, consistem de um microfone, uma estação base (com transmissor, receptor, alto-falante e fonte de alimentação) e uma antena.

    d) Estação Repetidora / Base.

    A estação repetidora / base tem a função de monitorar a atividade do backbone do sistema, ou seja, gerenciar as comunicações entre os transceptores. A antena do sistema é instalada em torres ou topos de edifícios para prover o máximo de cobertura possível aos demais transceptores.

    Para projetarmos um sistema de rádio convencional, precisamos verificar premissas básicas da comunicação do cliente:

    1. Quem precisa falar no sistema de rádio?
    2. Em que local estarão as pessoas quando precisarem falar?
    3. Onde poderão / estarão localizados os pontos de repetição do sistema de rádio?
    4. Que outros recursos as pessoas precisarão além de falar e escutar?

    Os sistemas de rádios convencionais podem ser projetados para organizações grandes ou pequenas. O tamanho do sistema se refere tanto à quantidade de tráfego de mensagens quanto à extensão geográfica da área de cobertura.

    O sistema de rádio convencional dedica um canal para um grupo específico de usuários que podem compartilhá-lo. Quando o rádio estiver transmitindo e recebendo em um canal, demais usuários devem aguardar na fila de chamada pela liberação do canal.

Frequência de Rádio

Os equipamentos de rádios profissionais necessitam de uma outorga de rádio frequência para operação.

As bandas de rádio frequência disponíveis para as nossas soluções de radiocomunicação:
• Banda Alta – VHF – 136-174MHz;
• Banda UHF – 350-430MHz;
• Banda UHF – 400-470MHz.

A Alcon Engenharia de Sistemas fornece toda a assessoria e prestação de serviços necessários para obtenção de outorgas junto à ANATEL.

Para mais informações, consulte Projeto Técnico Anatel (inserir hyperlink para a página Serviços / Serviços de Engenharia / Projeto Técnico Anatel).

Recomendamos as soluções abaixo para uso no sistema convencional:
• Sistema digital e transceptores Kenwood;
• Sistema digital e transceptores DMR;
• Sistema digital e transceptores APCO25;
• Sistema digital e transceptores PoC (PTT over Cellular);

Solicite um orçamento.