Soluções em Radiocomunição

2-Tone (dois tons):
Referem-se aos 2 tons de silenciador do rádio, onde o usuário pode escolher ouvir um tom de alerta e também pode ser usado no grupo de chamada.
4FSK (Four Symbol Frequency-Shift Keying):
Esquema de modulação em frequência adotada pelo padrão DMR.
IP54:
Sinaliza o nível de Proteção do equipamento contra respingos de água em qualquer direção e contra poeira, ambos com possibilidade de pequena infiltração.
IP55:
Sinaliza o nível de Proteção do equipamento contra jatos de água de baixa pressão e contra poeira, ambos com possibilidade de pequena infiltração.
IP57:
Sinaliza o nível de Proteção do equipamento contra imersão de água de 15cm a 1m (até 30 min) e contra poeira com possibilidade de pequena infiltração.
IP65:
Sinaliza o nível de Proteção do equipamento contra jatos de água de baixa pressão com possibilidade de pequena infiltração e contra poeira.
IP67:
Sinaliza o nível de Proteção do equipamento contra imersão de água de 15cm a 1m (até 30min) e contra poeira.
AC:
Corrente alternada
AI (Air Interface):
Interface aérea em TETRA
ACC:
Abreviação usada para acessório.
AMBE + 2 ™:
AMBE™ é uma tecnologia de compressão de áudio desenvolvida pela Digital Voice Systems, Inc. (DVSI). Esta tecnologia mantém a qualidade de áudio de uma transmissão e corrige erros de transmissão e ruído. AMBE + 2 ™ é a mais recente versão do AMBE ™.
ANATEL:
Agência Nacional de Telecomunicações. É uma entidade vinculada à Administração Pública Federal e ao Ministério das Comunicações. Realiza as atividades de fiscalização e regulamentação do setor de telecomunicações.
ANI:
Identifica qual o rádio chamador.
ATEX (ATmospheres EXplosives):
Padrão europeu de classificação e normatização de equipamentos intrinsecamente seguros. Classificação baseada em zonas.
AUX:
Abreviação para uma porta auxiliar. Para ligar em um dispositivo periférico.
AVL:
Um sistema de localização de veículos através de GPS.
Avtec:
BS (Base Station):
Estação rádio base
Código Internacional Q:
O Código Q é utilizado pelas unidades de Segurança Pública e Forças Armadas, internacionalmente. Existem 45 códigos Q na lista de abreviações utilizadas na radiocomunicação, todos compostos por 3 letras e iniciando com a letra Q.
download do Código Q e Alfabeto fonético
CPU:
Unidade de processamento central
Modo Convencional:
Clique aqui
DC:
Corrente contínua
Damm:
Clique aqui
DB25:
Refere-se aos cabos de 25 pinos e plugues
DES:
Padrão de criptografia de dados (algoritmo de criptografia)
DFA (Atribuição de frequência direta):
Notifica automaticamente todos os equipamentos ligados no sistema que uma nova frequência foi adicionada a rede.
DGNA:
Designação de número de grupo dinâmico
DMO:
Operação em modo direto
DMR (Digital Mobile Radio):
DMR é um padrão aberto de tecnologia de rádio profissional (PMR) definido pela ETSI. Atende os modos de operação convencional e troncalizado. O padrão aberto DMR opera com espaçamento de canal 12,5kHz e fornece os recursos de voz, dados e outros serviços complementares, com capacidade de 2 comunicações simultâneas. As evoluções do padrão são suportadas pela Associação DMR no desenvolvimento de novas padronizações ETSI e realização do processo de interoperabilidade entre os equipamentos dos diversos fabricantes disponíveis no mercado.
DMR Tier II:
O modo de operação Tier II caracteriza-se por um sistema de radiocomunicação convencional no fornecimento dos serviços de comunicação para os usuários. Cada canal de voz/dados é alocado para um indivíduo ou grupo de usuários.
DMR Tier III:
O modo de operação Tier III caracteriza-se por um sistema de radiocomunicação troncalizado, sendo que vários canais ficam disponíveis a diversos grupos de usuários, de acordo com a necessidade. Destaca-se pela eficiência no uso do espectro de frequências quando há grande densidade de usuários em operação no sistema de radiocomunicação.
dPMR:
Padrão aberto de tecnologia de rádio profissional (PMR) baseado em protocolo FDMA.
DSP:
Processador de sinais digitais.
Duplo:
Um método de comunicação para a transmissão e recepção de dados simultâneos utilizando duas frequências separadas
EIA:
Aliança das indústrias eletrônicas. Uma organização privada para as indústrias de produtos eletrônicos nos Estados Unidos. A EIA é credenciada pela American National Standards Institute (ANSI) para desenvolver padrões e especificações técnicas de componentes eletrônicos e de telecomunicações.
EFJohnson:
Clique aqui
ESD:
Descarga eletrostática
ESN:
Número de série eletrônico, cada unidade de rádio tem seu próprio número.
Ethernet:
Uma tecnologia de rede de computadores para LANS.
ETSI (European Telecommunication Standard Institute):
Instituto Europeu de Padronização de Telecomunicações
eXTRAS:
Sistema de Rádio Troncalizado eXtensível TETRA Sepura
FR400:
Estação rádio base TETRA eXTRAS Sepura
FDMA (Frequency Division Multiple Access):
É utilizado exclusivamente em sistemas de radiocomunicação digital. Esta técnica divide o espectro de frequência em vários canais com uma determinada largura de banda (esta largura de banda varia conforme o sistema a ser utilizado). Ao ser estabelecida uma chamada, o canal é reservado durante toda a sua duração.
FleetSync ®:
FleetSync ® é o nome genérico para o sistema de comunicações de mensagens proprietária da Kenwood que utiliza MSK (Keying Minimum Shift) de sinalização.
FleetSync ® permite ao usuário identificar transceptores individuais, bem como enviar e receber mensagens de texto.
FleetSync ® também suporta comunicação serial, permitindo ao usuário conectar um computador ou outro dispositivo externo para o transceptor.
FleetSync ® fornece diversas funções de mensagens que não seria possível com comunicações de voz convencional, e suporta uma ampla variedade de ambientes operacionais.
FleetSync ® é uma marca registada da JVC KENWOOD Corporation
FM:
Modulação de Frequência, uma técnica para a modulação de um sinal analógico. As informações são transmitidas por modulação da frequência. FM oferece uma melhor qualidade de som com menos ruído do que o AM, embora FM requer mais largura de banda e, portanto, não é muito eficiente.
FM Approvals LLC (Factory Mutual):
Padrão americano de classificação dos equipamentos intrinsecamente seguros, utiliza normatização por classes, divisões, grupos e faixas de temperaturas.
FTD-IP:
Despachador eXTRAS com conexão de IP
FTG64:
Gateway eXTRAS
FTNC:
Cliente de gerenciamento de rede eXTRAS
FTNS:
Servidor de gerenciamento de rede eXTRAS
FTR:
Gravador (central) de bulk voice eXTRAS
FTS100:
Soft Switch TETRA eXTRAS
Glonass:
É o nome dado ao sistema de navegação global por satélite russo (GNSS). Desenvolvido inicialmente para fins militares, atualmente é uma alternativa que tem sido implementada, concorrendo com o sistema de GPS.
GPS:
É a sigla de “Global Positioning System” que significa sistema de posicionamento global, em português. GPS é um sistema de navegação por satélite com um aparelho móvel que envia informações sobre a posição de algo em qualquer horário e em qualquer condição climática.
GSM:
Sistema global para comunicações móveis.
GSSI:
Identidade de assinante abreviada em grupo TETRA.
HTTP:
Protocolo de transferência de hipertexto
HW:
Hardware
I / O:
Input-Output.
IDAS:
Padrão de rádio digital baseado em FDMA.
IECEX:
Sistema Internacional de Certificação Ex para equipamentos intrinsecamente seguros. O Brasil é membro do IEC desde 2009. As normas que envolvem a certificação de equipamentos e instalações de segurança intrínseca do INMETRO são equivalentes às do IECEX.
IMBE ™:
Uma tecnologia de compressão de áudio desenvolvida pela Digital Voice Systems, Inc. (DVSI).
Intrinsecamente Seguro (IS):
Especificações à prova de explosão, necessários para transceptores utilizados em locais com áreas classificadas como minas de carvão ou refinarias de petróleo, onde o risco de provocar uma explosão é alto.
INMETRO:
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A Portaria INMETRO n° 179/2010 obriga a utilização de equipamentos e materiais elétricos certificados quando estes forem instalados em áreas classificadas, seja pela presença de gases, vapores, poeiras ou fibras.
IOP:
Processo de interoperabilidade entre equipamentos do mesmo padrão e de fabricantes distintos.
ISI:
Interface inter-sistema
ISO9000:
Clique aqui
ISSI :
Identidade de assinante abreviada individual TETRA
Kenwood:
Clique aqui
KMC :
Centro de gerenciamento de chaves de criptografia TETRA
KMS:
Servidor de gerenciamento de chaves de criptografia TETRA
LAN:
Rede de área local
LED:
Diodo emissor de luz
LCD:
Visor de cristal líquido.
LTR ®:
Um sistema de rádio trunking desenvolvido no final dos anos 1970 pela EF Johnson Company.
Man Down:
Um dispositivo de segurança que avisa quando o rádio fica estático, ou seja, não há movimento por determinado tempo ou em uma posição diferenciada, ele aciona o sinal de Man-Down para informar que algo de errado pode ter acontecido com o operador daquele determinado rádio.
MIL-STD:
Trata-se de um padrão militar. Essas normas são definidas pelo departamento de defesa dos Estados Unidos para aquisição do produto.
Multi-site:
Um sistema que possui vários sites ligados através de uma mesma rede.
MPT1327:
Padrão de sinalização para sistemas de rádios troncalizados.
NEXEDGE ®:
NEXEDGE ® é o nome comercial para os sistemas digitais de rádios Kenwood.
NRZ:
Codificação de Non-Return-a-Zero.
NXDN ™:
É o nome do protocolo de interface aérea digital e marca comercial da JVC Kenwood Corporation e ICOM Inc.
NMS:
Sistema de gerenciamento de rede
NR-10:
A Norma Regulamentadora 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR-10) adotada pelo Ministério do Trabalho, estipula que as unidades industriais que lidam com riscos de explosões pela presença em áreas classificadas com gases e vapores inflamáveis, ou por poeiras e fibras combustíveis, operem com equipamentos eletro-eletrônicos com certificação Ex (segurança intrínseca), adequados aos riscos evidenciados pelos diversos zoneamentos. A certificação dos equipamentos é realizada pelo INMETRO.
Over-The-Air:
É um sistema de gerenciamento de criptografia. Ele permite que os administradores programem atualizações remotas e respondam rapidamente em caso de perda ou roubo do equipamento.
Panorama:
Clique aqui
PEI:
Interface de equipamentos periféricos
PF:
Teclas de função programáveis.
PTT ID:
Um termo genérico para o sistema ANI-like usado em sistemas de rádio bidirecional. Ele fornece a identificação do rádio transmissor.
Pressione para falar:
Abreviado como PTT. Onde o botão de transmissão é empurrado para baixo, assim sendo possível se comunicar através do rádio.
P25 (Project 25 ou APCO-25):
Caracteriza-se por um conjunto de padrões de comunicações de rádio desenvolvido para atender os sistemas de comunicações emergenciais focados em Segurança Pública, inicialmente nos Estados Unidos, e hoje difundido em vários outros países. Os sistemas P25 Fase 1 utilizam método de acesso FDMA e operação em 12,5kHz. Já os sistemas P25 Fase 2 empregam esquema de 2-slots TDMA com o intuito de melhorar o uso do espectro de frequências e, também aplicação em sistemas troncalizados.
QT:
Esse sistema permite ao usuário ligar para grupos ou indivíduos em uma única frequência.
RAID :
Matriz redundante de discos independentes
RF:
Frequência de rádio
Rx:
Recepção
RSSI:
Indicador de intensidade do sinal recebido. Um circuito incorporado num receptor que indica a intensidade do sinal que está sendo recebido no rádio.
Samlex:
Clique aqui
SCCH:
Canal de controle secundário
Sepura:
Clique aqui
SINAD:
Sinal para ruído e distorção.
SNMP:
Abreviatura de Simple Network Management Protocol, um padrão da Internet utilizado para gerenciar dispositivos e equipamentos em uma rede IP.
SUM:
Gerenciamento de assinantes
System Configuration Utility:
Um aplicativo que permite alterações na configuração do sistema.
SW:
Software
TEDS:
TETRA Enhanced Data Services (versão 2)
TETRA :
Rádio terrestre troncalizado
TMO:
Modo troncalizado TETRA
Tx:
Transmitir
TDMA:
O TDMA permite que vários usuários partilhem o mesmo canal, dividindo-o em timeslots. Quando existem várias chamadas no mesmo canal, a transmissão destas é feita ciclicamente entre si durante um determinado período de tempo (timeslots).
Trunking:
Adicionar hiperlink do sistema Troncalizado/Trunking do menu Serviços.
UL913:
Padrão internacional para classificação de equipamentos intrinsecamente seguros e itens associados. Comumente adotado nos Estados Unidos. Utiliza normatização por classes, divisões, grupos e faixas de temperaturas.
USB:
Barramento serial padrão (USB)
UHF (UItra High Frequency):
Frequência ultra alta. Compreende a faixa de frequências de 300MHz a 3GHz.
VHF (Very High Frequency):
Frequência muito alta. Compreende a faixa de frequências de 30 a 300MHz.
Vocoder:
Um tipo de tecnologia de compressão de áudio. Analisando a voz humana e podendo gerar uma voz “artificial”. Isso reduz a quantidade de informação necessária para armazenar a fala de uma gravação de áudio completa.
VPN:
Virtual Private Network. Um serviço que cria uma rede virtual discreta através de uma rede pública. Isto é útil para ligar bases importantes dentro de uma empresa, evitando o custo de instalação de uma rede privada
VoIP :
Voz sobre IP (VoIP)
VPN:
Rede privada virtual
WAN:
Rede de área ampla
WAP:
Protocolo de aplicação sem fio
WAV:
Formato do recipiente para armazenagem digital de arquivos de áudio
Zetron:
Clique aqui