Soluções em Radiocomunição

A Alcon Engenharia de Sistemas desde o início de suas atividades tem conquistado qualificações no mercado através do reconhecimento dos clientes. Além disso, tem investido nas devidas certificações para melhorias e avanços no desempenho de suas atividades.
A Alcon Engenharia implantou e mantém a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, em conformidade com a NBR ISO 9001:2015, junto ao organismo de certificação independente TÜV-NORD Brasil Avaliações da Qualidade. Dentro deste contexto, as seguintes diretrizes são aplicadas:
POLÍTICA DE QUALIDADE
Essa é a cultura da Alcon Engenharia perante a política de Qualidade, representa um importante pilar para o êxito de suas atividades.
Certifica que a empresa implantou e utiliza um Sistema de Gestão da Qualidade para as áreas de Projetos, Vendas, Locação, Assistência Técnica e Montagem de Sistemas de Radiocomunicação.
Certifica a empresa à realizar manutenção, reparo e revisão de rádios de comunicação para uso em atmosferas explosivas com proteção de segurança intrínseca.
Certifica a empresa em fornecimento de produtos e serviços ao setor de petróleo e gás.
Alcon Engenharia está registrada e certificada pela Dun & Bradstreet. Nosso DUNS Number é 901271064.
Dun & Bradstreet foi fundada nos EUA com matriz em Nova Jersey, está presente há mais de 170 anos no mercado e, hoje atua em mais de 220 países. Presente no Brasil há mais de 100 anos, é , reconhecida mundialmente pela eficiência no fornecimento de informações comerciais, análise de riscos de clientes, fornecedores e parceiros estratégicos.
Todos os projetos de sistemas de radiocomunicação são realizados em conformidade com a legislação vigente da ANATEL. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) foi criada em novembro de 1997 com o objetivo de implantar o novo modelo das telecomunicações.
A agência tem poderes de outorga, regulamentação e fiscalização. Suas principais atribuições são a implementação da política nacional de telecomunicações, propor um plano geral de metas para universalização dos serviços de telecomunicações, administrar o espectro de radiofrequências e o uso de órbitas.
A NR-10 do Ministério do Trabalho, atualizada em 08/12/2004, alterou a norma que estava em vigor desde 1978. Passou a adotar exigências em vigor para unidades industriais que lidam com riscos de explosões pela presença de áreas classificadas com gases e vapores inflamáveis ou por poeiras e fibras combustíveis nos setores químico, petroquímico, petróleo, gás, farmacêutico, alimentício, entre outros.
Exige-se a utilização de equipamentos eletro-eletrônicos Ex adequados aos riscos evidenciados pelos diversos zoneamentos. Os equipamentos devem ser “CERTIFICADOS” conforme determina a PORTARIA INMETRO nr 179/2010 e instalados de acordo com a norma pertinente, que corresponde à IEC 60079-14.
A Portaria INMETRO n° 179/2010 obriga a utilização de equipamentos e materiais elétricos certificados quando estes forem instalados em áreas classificadas, seja pela presença de gases, vapores, poeiras ou fibras.
Todos os equipamentos devem ser adequados para o GRUPO e para a CLASSE DE TEMPERATURA, obedecendo à marcação definida pela própria norma de certificação.
Certifica a empresa e reforça o reconhecimento internacional com relação à manutenção e reparo de equipamentos para uso em áreas classificadas. A Alcon possui reconhecimento internacional em sua competência para as atividades de manutenção e reparo em equipamentos para uso em áreas classificadas – nível de segurança intrínseca (i), sendo atestado pela certificação IECEx com base na Norma Técnica IEC 60079-19. Nosso Laboratório de Assistência Técnica é avaliado com base em normas técnicas internacionais, objetivando demonstrar aos nossos clientes o contínuo comprometimento com a qualidade de nossas atividades, de forma que os usuários de nossos equipamentos tenham segurança ao utilizá-los em áreas classificadas.